Que tal um cochilo e um café contra o cansaço?

Publicado em: 02.09.2016

Diante daquela moleza, o melhor ‘remédio’ é um café contra o cansaço e um bom cochilo para retomar a energia

Quem nunca, no meio do expediente ou até mesmo no final de semana de folga, sentiu aquele soninho, aquela moleza ou aquela preguiça no meio da tarde? Pois a primeira coisa que muita gente faz é deitar um pouco para retomar as energias ou tomar aquele cafezinho para recobrar o ânimo e prosseguir o dia. Certo? Sim! Mas pode melhorar? Com certeza! E de uma maneira mais fácil do que você imagina!

Estudos e pesquisas recentes realizadas em algumas universidades de renome internacional, como a de Hiroshima, no Japão e a de Longhborough, no Reino Unido, sugerem que a combinação entre o sono e a cafeína é perfeita para combater a falta de energia. A técnica, de acordo com o site ‘The Star’, já tem até nome: “cochilo cafeinado”. Nada mais é do que unir o útil de uma soneca básica de 20 minutos a uma agradável xícara de café contra o cansaço. A explicação é científica e está relacionada aos dois elementos – café e sono – que agem sobre a molécula presente no cérebro chamada adenosina.

Quando o ser humano está acordado, seu corpo produz a substância adenosina. Ao se acumular em grande quantidade, automaticamente nos sentimos cansados. O café contra o cansaço age como um bloqueio em seus receptores, fazendo com que a adenosina não faça efeito sobre o cérebro e aquela sensação de olho pesado vá embora. A pesquisa também sugere uma demora em torno de 20 minutos para que a cafeína faça efeito no corpo. Portanto, tenha em mente que beber café e tirar um bom cochilo de mesmo tempo seria a fórmula ideal para acabar com seu cansaço. Apesar de ainda carecer de comprovação factual da técnica, os estudos realizados já demonstram que a combinação da cafeína com o cochilo aumenta o estado de alerta do corpo e a concentração.

FONTE: Mexido de Ideias


Voltar