O sabor do café depende da cor da xícara?

Publicado em: 30.08.2016

Estudo australiano sugere que tonalidades diferentes de cor podem alterar o sabor do café

Seja no café da manhã, na reunião do escritório ou no lanche da tarde, se você sentir um gosto mais amargo que o normal no seu café, experimente, antes de adicionar mais açúcar à bebida, mudar a cor da sua xícara. Pesquisa australiana publicada no site ‘Flavour’ sugere que a nossa percepção do sabor do café pode ser influenciada pela cor da xícara.

O líder da equipe de cientistas, George Van Doorn, afirma que em um primeiro experimento foi descoberto que as canecas brancas aprimoram a intensidade do café com leite quando comparadas com xícaras transparentes. Mais a fundo, os copos brancos parecem influenciar mais nossa percepção do sabor do café com gosto mais amargo. Um segundo experimento foi realizado pelos pesquisadores, pois durante o primeiro foram usados copos de formas variadas e eles imaginaram que isto poderia ter influenciado no resultado. No entanto, perceberam que copos fisicamente idênticos não alteraram o resultado, apenas as cores na conclusão do sabor do café: em copos brancos, a bebida é mais amarga do que em copos transparentes e azuis.

Como conclusão, os cientistas australianos perceberam que ambas as experiências mostraram que a cor da caneca afeta a classificação das pessoas quanto ao sabor da bebida quente. Com a caneca transparente e a azul, o sabor manteve-se menos amargo. O que se conseguiu perceber é que a cor entre a caneca e o café afeta a intensidade da percepção oscilando entre o mais e o menos amargo, ou seja, a caneca branca pode influenciar na ascendência do sabor do café e sua intensidade, o que pode ocorrer, provavelmente, pelo contraste das cores branco e marrom. O resultado da pesquisa, portanto, mostrou que a cor da caneca, copo ou xícara deve ser considerada pelas pessoas que servem o café, podendo induzir a uma experiência multissensorial.

FONTE: Mexido de Ideias.


Voltar