Estudo revela que café faz bem ao fígado

Publicado em: 02.09.2016

Mais uma boa notícia para os amantes do café

Pesquisadores americanos do Instituto Nacional do Câncer de Bethesda, nos Estados Unidos, revelaram uma nova descoberta sobre os benefícios do café. O estudo comprovou que a bebida ativa o bom funcionamento de um dos órgãos vitais do ser humano: o fígado. Ao todo, vinte e sete mil pessoas acima de 20 anos foram selecionadas para participar dos estudos da nova pesquisa. A primeira questão foi analisar a relação da bebida na vida de cada um, isto é, como a bebida se mantinha presente nos hábitos diários. Quantidade tomada, hora principal, motivo de querer tomar café, efeitos antes e após a xícara, cada detalhe foi supervisionado pelos pesquisadores. Após essa análise, os voluntários passaram por testes sanguíneos utilizando marcadores da função hepática. Dessa forma, o sangue poderia ser diagnosticado levando em consideração as enzimas que estão presentes quando há alteração no funcionamento do fígado.

O desfecho dos testes foi publicado pelo site ‘Science Daily’. Com os resultados dos exames de sangue, os pesquisadores concluíram que os voluntários que haviam consumido três ou mais xícaras de café diariamente durante a etapa de testes, tiveram os níveis de marcadores de enzima inferiores. Como consequência, fígados mais saudáveis em comparação aos que não ingeriram nenhuma quantidade de café ao longo do dia.

Vale salientar que esse benefício do café para a saúde do órgão se dá com café normal e descafeinado. Portanto, a cafeína não tem o poder de mudança para causar essa alteração no sangue dos consumidores de café. Com sua exceção, outras substâncias contidas no café promovem a melhora na saúde do fígado. Essa descoberta aumenta a necessidade e a vontade de estudos futuros para identificar estes componentes, assim como sua relação com a saúde de quem ingere a bebida mais consumida dos brasileiros.

FONTE: Mexido de Ideias.


Voltar